Toldos
Shopping Cart
0
Shopping Cart

Guia de Instalação

Guia de Instalação das Velas de Sombra de ToldosVelas.com

Guia passo a passo para instalar a nova vela de sombra. Conselhos na utilização, na localização, pontos de fixação, acessórios e montagem da sua nova Vela de Sombra.

Estrutura da Vela

Existem muitas e muito importantes considerações a ter ao planear a sua estrutura. Este é simplesmente o mais importante aspecto de todo o processo.  Um planeamento correcto irá assegurar que a sua estrutura de vela de sombra funcione da forma desejada. Você já terá em mente qual a área que pretende cobrir com a vela de sombra. Pode ser uma área pavimentada, um páteo, uma piscina ou um terraço. A área é conhecida mas o “como fazer” ainda traz muitas dúvidas.  Pode ser que tenha várias possibilidades para criar pontos de fixação em áreas que já possuam estruturas, mas poderá ter que instalar postes de alumínio ou de aço para criar uma estrutura vertical para montar a sua Vela de Sombra.

Movimento do Sol

O sol levanta-se diariamente a leste e põe-se a oeste. Há medida que a estação progride, encontra-se  mais baixo nos meses mais frios e mais alto nos meses de calor. A sua estrutura deve ser planeada de forma a providenciar a máxima protecção no pico do verão que é quando será mais necessária.

Design da Vela e Torcida Arquitectural

As velas funcionam melhor sempre que são desenhadas para ter uma “torcida” ou efeito arquitectural “hypar”.  É assim que os pontos de fixação, sendo postes de aço ou suportes são criados com diferentes alturas, de forma a que a vela seja torcida de forma a encaixar correctamente. Uma vela chata, é mais difícil de esticar e de aplicar a tensão mais correcta. No caso de chuvas intensas, pode reter água por longos períodos de tempo, logo colocando pressão em excesso nos pontos de fixação. Numa perspectiva estética, parecem menos interessantes. Recomendamos que instale os seus pontos de fixação com pontos altos e baixos diagonalmente opostos para evitar estes problemas e para criar uma estrutura de Vela de Sombra mais atractiva.

Tamanho da Vela

De maneira a esticar e tensionar completamente a sua vela de sombra, é necessário um espaço entre a vela e o pontos de fixação para os tensores de cordame e ainda curvas de catenária nos lados da vela. No caso de velas maiores estes intervalos de tensão e curvas de catenária precisam de ser algo amplos de forma a assegurar a máxima longevidade da sua vela. Por esta razão, recomendamos fortemente que instale os pontos de fixação mais afastados um dos outros para que cubram mais que a área real de sombra que pretende. Regra geral, a sua vela irá ficar a cerca de 300mm do ponto de fixação, apesar de variar dependendo do tamanho da mesma.

Fixar As Estruturas Existentes

Deve ter atenção ao considerar fixar a sua vela a estruturas existentes, tais como a sua casa. No caso de ventos fortes ou mau tempo, as forças e carga colocadas nas fixações pela vela são enormes e não devem ser subestimadas. Para ter a certeza que a estrutura existente é adequada para aguentar tal peso e força, procure um constructor qualificado. Recomendamos que remova a sua vela sempre que se preveja vento forte . Faça uso dos mosquetões (ganchos de carga) em cada ponto de suporte de montagem para desmontar a sua vela em menos de 5 minutos.

Aço vs. Postes de Madeira

Recomendamos que para montar a sua estrutura de vela utilize postes de alumínio ou aço e não madeira. O aço é mais forte, não se dobra e não apodrece. Usando aço inoxidável ou alumínio e aço galvanizados irá evitar problemas de ferrugem. Note que o aço é inerentemente mais forte que o alumínio e por isso mais barato. Se correctamente dimensionados (125mm x 125 mm no mínimo), os postes de madeira são uma alternativa adequada ao aço e ao alumínio e podem ser mais atractivos.

Base Dos Postes

As necessárias bases variam dependendo do tamanho da estrutura e da altura do poste acima da solo. Um antigo príncipio de engenharia diz “ 1 terço dentro, 2 terços fora”, o que significa que postes 2.4mt acima do solo precisam de estar enterrados pelo menos 1.2mt no solo. Apesar de muito conservador, recomendamos que tome em consideração este príncipio, já que corrigir um poste dobrado por ventos fortes devido a uma base demasiado pequena é tarefa difícil, senão impossível. Mesmo o menor movimento da base poderá comprometer a capacidade de tensão da vela, logo reduzindo a longevidade da sua vela de sombra. Se estiver a escavar em buracos ou covas existentes ou em  áreas  num nível acima do solo, então estas medidas de profundidade não devem ser incluídas na profundidade total da base. Regra geral os diâmetros devem rondar os 350mm, aumentando à medida que os tamanhos das colunas aumentam. A profundidade é no entanto o factor mais importante.

Instalando Os Seus Pontos de Fixação

Uma sombra de vela correctamente instalada, irá durar muitos anos e ser uma forma económica de proteger e dar sombra. Quanto mais cuidadoso for nas fases iniciais da instalação, maior durabilidade irá ter a sua estrutura de vela.

Instalando A Sua Vela de Sombra

1. Estenda a sua vela de sombra, prenda os componentes de fixação. Cada canto da vela de sombra deve ter um tensor e um mosquetão (gancho de carga). Desaperte completamente os esticadores de tensão e use os ganchos de carga para os ligar aos pontos de canto da vela.

2. Prenda a sua vela – Fixe o esticador (o qual já foi colocado na sua vela) na respectiva presilha de fixação, nos seus pontos de fixação.  Nesta fase deixe os esticadores (tensores elásticos) totalmente desapertados, até que todos os pontos tenham sido anexados.  Vá de ponto em ponto até que todos os pontos da vela estejam fixados como requerido.
NOTA: No processo de fabrico, permitimos que o tecido possa ser esticado. Isto significa que será preciso uma força considerável para torcer os últimos pontos e puxar o tecido para os pontos de fixação. Nós garantimos que esta é a melhor forma de fabricar o seu produto, mesmo que pense que a sua vela de sombra possa ter sido fabricada com uma dimensão pequena. Nós recomendamos que considere criar um efeito de roldana de retorno de forma a puxar para cima os últimos pontos. Este efeito é conseguido ao atar uma corda ao ponto de canto da sua vela e dar voltas para a frente e para trás até ao respectivo ponto de fixação. Pode dar-se o caso de você ter acesso a sistemas de roldana e polia; se assim for, recomendamos que faça uso deles. Continue até que todos os pontos de fixação estejam colocados. Os seus tensores devem ainda estar completamente desapertados.

3. Tensione os seus esticadores – Agora vá simplesmente de ponto em ponto e aplique tensão em cada um dos esticadores (tensores elásticos),como requerido. Como mencionado anteriormente, a longevidade do seu produto de vela depende quase totalmente no quão bem você mantém a tensão na sua vela. Os materiais de vela, bainhas do perímetro e fixações de canto foram concebidos para aguentar muito peso,  por isso não tenha medo de puxar, apertar e esticar bem. Note que se utilizar a sua vela de sombra temporariamente e que se a instalar e remover em várias ocasiões o aspecto de tensão em termos de longividade não será tão crucial. No entanto, se o tempo estiver ventoso, tente mantê-la o mais esticada possível, já que o movimento da vela poderá danificar eventualmente os cantos e comprometer o produto no geral. Pronto, já está!

A sua área para a sombra de vela está terminada. Agora só tem de aproveitar a sua Vela de Sombra. Sente-se, relaxe e desfrute!

 

Envio & Devoluções  |   Contactar Nos  |   Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |   © French Vie Ltd